Nossos Serviços

Explore nossos serviços

Navegue:

01

Prospecção espeleológica

O estudo sobre o patrimônio espeleológico inicia-se com a prospecção, através da avaliação do potencial espeleológico na região da operação do empreendimento, acrescido de 250 metros de área de entorno, analisando características geológicas, geomorfológicas e feições cársticas. O trabalho consiste em realizar um caminhamento adensado de forma programada e distribuída em toda Prospecção área do estudo.

02

Mepeamentode Cavernas

Na topografia das cavernas é feito um mapeamento em que são analisados e caracterizados todos os atributos das cavidades, gerando um mapa base detalhado. A GeoHorizonte dispõe de equipamentos de alta tecnologia que apresentam mapas de alta resolução e precisão, conforme solicitados pela legislação.

03

Estudo de avaliação de impacto sobre o patrimônio espeleológico

Constatada a presença de cavidades no estudo de prospecção espeleológica, é avaliado os possíveis impactos reais e potenciais das atividades do empreendimento sobre o patrimônio espeleológico, sendo essa análise realizada para cada cavidade.

04

Estudo de Área de Influência de Cavidades

O estudo consiste em delimitar a área de influência real das cavidades, analisando elementos fisiográficos, físicos e bióticos de cada cavidade, juntamente com a caracterização física da área de estudo. A área de influência deve ser avaliada levando em consideração todos os parâmetros que possam interferir na continuidade de desenvolvimento da caverna e na área manutenção do ecossistema cavernícola.

05

Análise de relevância

As cavernas são categorizadas em graus de relevância de Máximo, Alto, médio e Baixo determinadas por meio da análise de variados atributos, como ecológico, biológico, geológico, hidrológico, paleontológico, cênico, histórico-cultural e socioeconômico, conforme Decreto Federal 6.640 de 7 de Novembro de 2008 e Instrução Normativa N°2, de 30 de Agosto de 2017.

06

Bioespeleologia

É o estudo da fauna cavernícola, onde analisamos os aspectos evolutivos do ambiente subterrâneo, classificando os organismos encontrados em cada caverna, além dos recursos disponíveis. As coletas são realizadas em período seco e chuvoso.

07

Mapeamento Geológico-Geoestrutural

A caracterização geológico-geoestrutural consiste no diagnóstico da geologia estrutural das cavidades naturais, bem como na caracterização geotécnica, que mapeia zonas de instabilidades, e na classificação geomecânica dos maciços rochosos/pedológicos, onde estão inseridas as cavidades naturais. As informações levantadas e as avaliações técnicas têm o intuito de avaliar a integridade dos atributos do meio físico destas cavidades. O estudo geológico-geoestrutural também auxilia na valoração das cavidades e, juntamente com os estudos sismográficos contribuem para a análise da conservação dessas feições.

08

Monitoramento espeleológico

O monitoramento espeleológico é um instrumento importante para a preservação das cavidades. Após o estudo de avaliação de impacto, área de influência e relevância, são propostas ações para a mitigação de possíveis impactos através de itens de controle ambiental, dos quais as ações devem se manter durante todos os anos das atividades do empreendimento.

09

Estudo de compensação espeleológica

Através de uma análise criteriosa e estratégica, a GeoHorizonte desenvolve a proposta para compensação espeleológica. Trata-se das ações e medidas que deverão ser adotadas pelo empreendimento, nas situações em que o órgão licenciador emitir autorização para Estudo de impactos negativos irreversíveis em cavernas.

10

Resgate Bioespeleológico e Geoespeleológico

O resgate de elementos geológicos e biológicos é uma etapa fundamental que precede qualquer impacto negativo irreversível em cavidades naturais, conforme explanado na Instrução Normativa N°2, de 30 de agosto de 2017. Dessa forma, deverá ser realizado registro fotográfico, bem como inventário e coleta desses elementos (geológicos e biológicos), que sejam representativos do ecossistema cavernícola, compreendendo o resgate, transporte adequado e a destinação a coleções científicas institucionais.

Como podemos ajudar?